Você sabe como distinguir um café especial? Em uma escala de 0 – 100 pontos avalia o desempenho de cada grão provado. Para ser considerado um café especial, ele precisa atingir o mínimo de 80 pontos de acordo com a metodologia SCAA.
Bom, ela apresenta uma nova perspectiva para compreender a origem e percepção das diferentes notas de aroma e sabor nos cafés, constituindo-se em poderosa ferramenta para a seleção e apresentação de excelentes cafés para o consumidor.
Para auxiliar o avaliador a pontuar cada atributo, utiliza-se o Formulário de Cupping. Nele estão apresentados todos os atributos que deverão ser avaliados.
Existe também neste processo, a roda de sabores, o qual obtém as características aromáticas e sensoriais do café.
Desta forma, a pontuação final é calculada somando-se a pontuação individual de cada atributo e anotado no campo “Total” do formulário. Os defeitos são, então, subtraídos deste total, desta forma se obtêm a pontuação final do café, conforme tabela abaixo:
Curiosidade: O café mais caro da história do Brasil foi arrematado na última quarta-feira com o preço de R$ 18.093 (US$ 5.370,37), pela saca de 60kg. Foi o lance oferecido pela empresa japonesa Maruyama Coffee, que arrematou cinco sacas do café natural – colhidos e secos com casca – produzido por Homero Aguiar Paiva, da Fazenda Guariroba, de Santo Antônio do Amparo, Sul de Minas.
Conheça o café especial edição minas gerais. Caso tenha dúvida solicite um atendimento da nossa equipe de especialistas clicando aqui.
Erro: Formulário de contato não encontrado.